quarta-feira, 2 de junho de 2010

Você sabe como surgiu o melhor amigo do homem?


Desde a Idade Media, os animais passaram a fazer parte da convivência humana. Hoje são considerados membros da familia e queridos por todos que decidem ter um caõzinho em casa, mas você sabe como eles surgiram? Segundo um estudo que envolveu 36 cientistas da universidade de California e que foi publicado na revista Nature em 18 de março de 2010. Uma das evidências esta em achados arqueológicos, ja que encontou-se cachorros enterrados com humanos.

O surgimento teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos humanos comendo restos de comida. Com o tempo as pessoas perceberam que certos lobos se aproximavam, então esssas pessoas começaram a ver essa proximidade como um fator positivo de ajuda na sua vida cotidiana. Pois os animais passaram a ser utilizados para caçar, e avisar a presença de outros animais selvagens que representassem perigo.

E asim Alguns filhotes foram capturados na tentativa de serem criados e domesticados. Mas alguns animais ao atingirem a fase adulta tornaram-se ferozes e começaram a rejeitar a presença de seres humanos, esses passaram a ser descartados ou impedidos de se acasalar. Começou-se então uma seleção de animais que fossem doceis, tolerantes e obedientes ao ser humano, aos quais era permitido o acasalamento, e quando adultos passaram a auxiliar na caça e na vigia ao acampamento. Foi assim que surgiu a criação dos cães domésticos.

Desde aquela época os cães já demosntravam caracteristicas que são perceptivéis nos dias de hoje , como a fidelidade ao seu dono, o instinto de guardião da casa e a caça também.
Hoje em dia, existem mais de 800 raças caninas, reconhecidas por vários clubes em todo o mundo. Onde os cães tem sido sido criados em um variedade de formas, cores e tamanho diferentes. Um cão também pode ter de 1 kg até cerca 70 kg, variando de acordo com a sua raça. Já seus ancestrais o Lobo cinzento, atualmente é um animal ameaçado de extinção.


E não é a toa que ele possui caracteristicas de seus ancestrais, ou seja, os lobos, confira so algumas heranças peculiares.As informações são da revista super Interessante ed.263- março de 2009.

Trazer coisas de volta: eles podem não saber caçar para comer, mas os instintos predadores do lobo estao sim presente. Um exemplo, todo cachorro gosta daquela famosa brincadeira de correr atras atras de coisas e trazer de volta, é como se ele estivesse levando comida para a matilha.

Fazer xixi no poste: os machos costumam fazer o número 1 com as perninhas levantadas para a urina ficar na altura do focinho dos outros cães. Essa era a forma que os lobos demarcavam o seu território. Ja as femeas, algumas fazem isso por terem sido expostas a testosterona quando estavam no útero.

Dar beijo: os lobos se alimentam com a comida regurgitada pela mãe. Ja os cachorros não, mas os traços desse instinto pode ser percebido em algumas raças, pois algumas tem o habito de comer o próprio vomito e quando o cão pula na sua cara para dar “oi”, ele esta pedindo para você regurgitar comida para ele.


Cavar: os lobos ja nascem sabendo cavar por as presas pequenas como marmotas, que se escondem debaixo da terra, também viram comida para eles. Os cachorros tiveram esse instinto passado para eles. Isntinto que foi aprimorado pelo homem (via seleção genética) em raças utilizadas para caçar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário