quinta-feira, 3 de junho de 2010

Se eles pudessem falar com certeza pediriam: Fogos de artifícios não

Segundo o médico veterinário Gerson Jorge kiepsky os cães possuem um extraordinário sentido da audição, é cerca de quatro vezes mais apurado que o humana, por isso, qualquer barulho sempre será muito mais forte para eles do que se imagina. Os fogos de artifícios, por exemplo, é um terror para os cães, vários animais fogem e morrem devido aos estrondos durante as festas, de final de ano, festas juninas ou comemorações diversas, simplesmente porque eles têm muito medo do barulho.

E se você tem um animal em casa já deve ter percebido como ele sofre quando alguém lança foguetes,rojões ou bombinhas na rua, eles ficam muito nervosos, estressados, começa a chorar, a latir, tenta se esconder em qualquer lugar e busca desesperadamente por seus donos na esperança que eles o protejam de um perigo que o apavora.

O médico veterinário Dr. Evanói Nogueira do Hospital Veterinário São Francisco de Assis, explica que não existe nenhum tipo de tratamento especifico para amenizar o medo do animal na hora dos fogos. E que a melhor coisa é deixar o animal se esconder onde ele quiser. “Isso é apenas um medo e não trás nenhum tipo seqüela para o cão”, explica.
Ainda segundo o veterinário o que se pode fazer para não deixar seu animalzinho em pânico na hora da queima de fogos é adestrá-lo, assim ele perde mais o medo e aprende a se comportar melhor durante a barulheira.


ADESTRAMENTO

Para falar sobre o assunto conversamos com a adestradora Cintia Oliveira da Petisco-Escola de Adestramento Divertido e ela explica a técnica chamada de dessensibilização que é utilizada para diminuir o medo dos peludos.


DESSENSIBILIZAÇÃO


É um processo que consiste em diminuir a força de uma resposta a um determinado estímulo. Tiremos como exemplo um cão que teve uma infância pobre no que diz respeito a sua fase de impressão, e apresente medo de baldes e vassouras. Através da dessensibilização podemos reduzir o medo do cão em relação aos objetos. Apresentamos o estímulo que evoca a reação emocional (medo) ao cão de uma forma segura, ou seja, a uma distância que não venha a evocar o medo. Isso por si só é a dessensibilização. (fonte: www.caosocial.com.br)

De acordo com a adestradora Cintia Oliveira a técnica de dessensibilização é indispensável no recondicionamento de cães que ficam apavorados com o barulho de fogos de artifício. O processo de adestramento é simples e funciona da seguinte forma:

Os adestradores associam o barulho dos fogos a uma coisa boa, sempre associando alguma coisa que o cachorro goste, como por exemplo: carinho, petisco, ou qualquer outra recompensa. O treinamento básico é feito em conjunto com o dono e em média de 10 aulas seu animal já consegue ótimos resultados.

Os cães de todas as raças e idade podem ser adestrados tanto aqueles que são desenvolvidos para trabalho ou as raças de companhia. Segundo Cintia todos os animais são inteligentes e possuem capacidade de aprender, porém algumas raças têm que fazer um trabalho com mais repetições para conseguir um bom resultado. Ainda de acordo com Oliveira os cães vira-lata são muito inteligentes e bem adaptados tem uma facilidade enorme de aprender qualquer truque, qualquer comando. “Muitas vezes os vira-lata se saem melhor que os cães de raça pura”, enfatiza.

Oliveira ressaltou também que quando o cachorro estiver com medo, ou assustado com o barulho dos fogos não se pode fazer carinho, ou colocar o animal no colo. “Porque o carinho e o colo são recompensas, e o cachorro estando com medo você só estar recompensado esse comportamento”, alerta a adestradora.
Para saber mais informações sobre adestramento acesse o site abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário