sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jardim do amigo

A cidade de Blumenau ainda não possui um cemitério  para animais, mas um projeto interdisciplinar realizado por um grupo de acadêmicos do 7º semestre do curso de Administração da faculdade IBES-SOCIESC propõe a criação de um. Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo de estudantes apontam que algumas pessoas enterram seus animais no quintal de casa, outros pedem para a clínica veterinária dar destino, a outra opção é que existe uma empresa especializada que joga os animais no lixo.

O cemitério proposto pela equipe se chamaria Jardim do Amigo e seria oferecido a todas as pessoas que tem um animalzinho de estimação e não tem onde enterrá-los. A localização seria na BR-470, e abrangeria Blumenau e região.
Os serviços fúnebres oferecidos seriam: urnas, lápides, burcas, sala de velório, acompanhamento psicológico primário para auxiliar as pessoas que perdeu seu animalzinho e outros serviços opcionais de produtos diversificados para o sepultamento.

Para a realização do projeto foi feito três pesquisas a primeira baseia-se numa amostra de 208 pessoas que possuem animais de estimação, e apontou que cerca de 84%, dos entrevistados consideram o seu animalzinho um membro da família, a segunda pesquisa mostra que 91% das pessoas crêem que possa sim ser feito um lugar apropriado para o sepultamento e por fim 73% das pessoas utilizariam sim o serviço. E das 26 clinicas veterinárias pesquisadas, 20 disseram que existe demanda para o serviço e pet shops.
Ainda segunda Vanessa Ern uma das pesquisadoras do projeto os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já possuem cemitério para animais.

É muito importante essa iniciativa dos estudantes de administração. Vamos torcer para que esse projeto não fique só no papel e se solidifique em Blumenau, pois um cemitério existe porque todas as vidas têm um valor afetivo... Seja a vida humana ou dos animais de estimação. E o cemitério talvez seja a alternativa mais confortante para pessoas que querem guardar na lembrança este fiel amigo.

É bom lembrar que o cemitério deve ser elaborado de acordo com as regras dos órgãos competentes, não havendo descarga orgânica no meio ambiente, nem contaminação de lençóis freáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário